quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PREVENÇÃO AO CRIME: VISTORIAS PREVENTIVAS A COMÉRCIOS E RESTAURAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

No ano de 2010, iniciamos um Projeto Piloto inédito em Santa Catarina, quiça no Brasil. Convicto de que as missões policiais militares, antes de tudo, devam prevenir a ocorrência de crimes, criamos o Departamento de Prevenção e Restauração da Ordem Pública-DPROP.

Desenvolvemos os trabalhos na área central de Florianópolis, onde buscamos promover ações de polícia administrativa preventiva e restaurativa, pautando-se na filosofia de policiamento comunitário através das estratégias de policiamento orientadas ao problema e de análise situacional.

Frutos deste trabalho piloto, podemos citar as intervenções na Praça XV de Novembro e Praça da Alfândega, além da região da Rua João Pinto e proximidades. Neste sentido, todas as ações obtiveram resultados altamente positivos, a citar a redução da criminalidade da Praça XV, que deixou de apresentar de 6 (seis) a 9 (nove) ocorrências criminais mensais e passou, após a intervenção, na grande maioria dos meses sem registro de ocorrência criminal.

Trata-se de marco conceitual simples, em que potencializando a visibilidade e o controle de acesso, bem como transmitindo um ambiente ordeiro e monitorado justaposto com a promoção de eventos para os fins que os espaços públicos foram criados, aumentou-se a circulação de pessoas e o reforço territorial; e com isso, resgatou-se a sensação de segurança e a dita vigilância natural.


As atividades foram desenvolvidas por cerca de sete meses, pois se constituía num projeto piloto. Contudo, após realizar uma análise das ações e superar algumas dificuldades, tem-se a intenção de em breve retomar as atividades preventivas.

Acessem:





Nenhum comentário:

Postar um comentário